Na china, se chama "kiao", isto é, doutrina. Na Índia, "gharma", a ordem cósmica. A partir da derivação da palavra, há diversas maneiras de conhecer a religião. Vejamos:
A) "re-ligere", na concepção de Santo Agostinho é um 're-escolher' de novo a Deus, perdido pelo pecado. Esta concepção tem como finalidade o saber em si, a reflexão sobre Deus e o fazer seguidores.
B)"re-ligare", na compreensão de Lactâncio tem o sentido de 're-lligar' as pessoas com Deus; com a natureza e consigo mesmas. Neste sentido, a religião é um saber em relação, isto é, com um sentido mais antropógico.
C)"re-legere", é o entendimento de Cícero no sentido de 're-ler', considerar o que permanece ao sobrenatural. Reler o fenômeno religioso no contexto da realidade sócio-cultural e religiiosa. O saber religiioso é mais fenômeno lógico.
O Ensino Religioso, na sua compreensão atual, se embasa nesta última concepção, pois ele é uma área do conhecimento e tem como objeto o estudo fenômeno religioso e o conhecimento veiculado. É o entendimento deste fenômeno que o educando consta a partir de seu convívio social.
Por: Gilmar Filho
Parabéns pela divulgação das atividades de sua escola. Continuem atualizando sempre!
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